Sondagem - Downloads Ilegais

Posted on 1/22/2010 by Anónimo

   "24 horas de downloads ilegais em pleno Largo do Camões foi a forma encontrada pela Associação do Comércio Audiovisual de Portugal para sensibilizar a opinião pública para as consequências da pirataria."




   "A manifestação durou entre as 14h de quarta-feira (20 de Janeiro) e as 14h de quinta-feira (21 de Janeiro). Os manifestantes instalaram-se de malas e bagagens na praça lisboeta, levando consigo um computador e uma placa de banda larga móvel. O objectivo: "sacar" filmes, mostrando que apesar do download ser ilegal, nada lhes aconteceria.

   Segundo os dados da associação, nos últimos seis anos cerca de 800 clubes de vídeo fecharam as portas, o que resultou na extinção de 2.400 postos de trabalho. Os associados dizem que as cerca de 400 lojas ainda em funcionamento correm também o risco de ter de fechar as portas nos próximos tempos.

   O presidente executivo da ACAPOR associa o declínio destes serviços ao aumento de tráfego na Internet, que segundo os dados da ANACOM passou de um consumo médio de 10 GB por mês por utilizador, há um ano atrás, para uma média de 18,6 GB por cliente, no último trimestre de 2009.

   A maior oferta de conteúdos ilegais na Internet, o aumento das velocidades da ligação, e a democratização das tarifas fixas (com downloads ilimitados) são algumas das razões apontadas.

   Na acção de protesto, para além de terem descarregado filmes da Internet, os manifestantes ofereceram mais de 2 mil DVDs originais a quem por ali passou."

 Fonte


   Esta é portanto a primeira vez que peço a vossa participação. O tema da legislação contra a pirataria ainda vai gerar muita discussão por toda a Internet e se depender de mim também neste blog. Criei portanto uma sondagem à na qual peço que votem. Peço também que deixem a vossa opinião acerca do assunto nos comentários, gostaria de chegar a conclusão do que pensam os Internautas do conteúdo ilegal.


5 Comentários a "Sondagem - Downloads Ilegais"

.
gravatar
Anónimo Says....

Eu nao concordo com a pirataria mas a verdd é que hoje ter acesso a filmes, softwares e afins no mercado sai caro!

uma dúvida: sacar para consumo próprio é considerado pirataria?

.
gravatar
Unknown Says....

Fizeste uma questão interessante e fizeste-me ir pesquisar para te dar uma resposta à altura :P.

"A legislação permite a reprodução de uma obra para fins privados (e um download pode caber neste definição) - mas a autorização só serve quando não seja "atingida a exploração normal da obra", nem seja causado "prejuízo injustificado dos interesses legítimos dos autores". E é aqui que as opiniões divergem. Enquanto de um lado se acena com os números do declínio das vendas de música e filmes registados desde a massificação da banda larga, do outro citam-se estudos académicos que apontam não haver uma ligação directa entre o download e as vendas."

Fonte: Publico

.
gravatar
Anónimo Says....

Também não concordo com a pirataria, embora eu saque muita música que se gostar eventualmente compro o álbum. Verdade seja dita que os preços praticados para a compra de cd's são absurdos. No meu caso o mesmo não acontece com filmes em DVD, dado que, estes são bastante mais baratos e compensa comprar o original. Temos uma melhor qualidade de imagem e de som do que num download ilegal.

De qualquer maneira, a opinião que quero deixar bem vincada é que, no caso da música, se houvesse preços mais justos, os danos de que falam seriam menores. Tem alguma lógica vender um álbum a 18€, quando os custos de produção são 2 ou 3€?

.
gravatar
Anónimo Says....

Antes de mais, gostaria de deixar aqui um pedido: aos anónimos que comentaram, passem a identificar-se mesmo que não queiram deixar o vosso nome, inventem um. Assim, facilitam a discussão do problema!

Ao primeiro anónimo que comentou: de facto, e tal como o b0rg4 deixou aí explicito, é difícil de definir se estarás ou não a cometer uma ilegalidade. Na verdade, estás a fazer um download para consumo próprio, no entanto, também estás a deixar de comprar o produto e assim a prejudicar os autores da obra. Ora, sendo assim, depende da interpretação de cada um. O indicado seria mesmo comprar todos os programas que quiséssemos usar, ou todos os filmes que quiséssemos ver ou todos os CD's de musica que quiséssemos ouvir. No entanto, o dinheiro não chega para tudo, e os preços praticados levam a algumas ilegalidades.

E é neste aspecto que concordo com o anónimo 2, o ultimo a deixar o seu comentário. Na verdade, concordo que se os preços fossem mais baixos, a pirataria seria menor! ;)

.
gravatar
Unknown Says....

Já não falo dos cds de musica, jogos e afins que realmente têm um preço um nadinha elevado. Mas como referiu ali o "Anónimo 2" (isto realmente é horrível chamar-vos assim =P), sendo que os dvd's não são assim tão caros quanto isso é completamente diferente ter uma boa colecção de filmes originais =D.

Deixe um comentário

Pede-se que não respondam anonimamente um número de serie como o de um robot fica sempre bonito.